[Resenha] O Mistério da Estrela: Stardust - Neil Gaiman

(Imagem: Amazon)
Título da Obra: O Mistério da Estrela: Stardust

Autor: Neil Gaiman

Editora: Rocco

Páginas: 280

Link para comprar: Amazon.

 

Sinopse:

Tristran ama a jovem mais bela do vilarejo de Muralha. Para ser correspondido, ele atende aos caprichos da moça e lhe faz promessas quase impossíveis de cumprir. Uma estrela cadente que ambos veem cair do céu valerá a mão de Victoria em casamento.

A determinação de trazer a estrela para o vilarejo fará com que o rapaz burle todas as regras e siga para a Terra Encantada, onde supostamente a estrela está. Então, Tristan se vê cercado por piratas voadores, gnomos guerreiros, bruxas esquisitas e sedentas por beleza e princesas do mal. Um mundo de magia está distante dele e tem início um conto de fadas surpreendente e nada convencional.

Neste lugar, os caminhos podem ser belos e sombrios, tristes e alegres, suspeitos e óbvios, mas sempre cheio de segredos. É todos, não só Tristran, estão em busca daquela que parece guardar a solução para todos os problemas do rei mágico. Acontece que a está triste e sem esperança. O maior desafio o jovem apaixonado, então será fazer a estrela brilhar novamente.


Oi galera, trago mais uma resenha, desta vez de uma obra cujo filme eu sou apaixonada desde criança. Descobri que havia o livro de Stardust no início deste ano e não poderia deixar de lê-lo, uma vez que Stardust é um dos meus filmes favoritos. O livro é bem diferente do filme, o filme é carregado de magia com uma ideia de conto de fadas, já o livro, ele traz a magia de uma forma mais "crua", digamos assim, porque aquela idealização de contos de fadas existente no filme, não existe no livro. O primeiro capítulo livro narra a forma como os pais do protagonista, o Tristran, se conhecem e a partir do segundo capítulo a narrativa foca na história de Tristran.

Na Inglaterra, entre o mundo real e o mundo encantado, fica o lugarejo de Muralha localizado num alto afloramento de granito no meio de uma pequena região da floresta. A cidadela possui esse nome devido a uma enorme muralha existente a leste da cidade, no meio da muralha há uma pequena abertura que é protegida por dois moradores do povoado que impedem que qualquer pessoa ultrapasse.

Tristran é um jovem perdidamente apaixonado por Victoria, uma moça do vilarejo, muito formosa, que atrai os olhares de todos os homens, infelizmente esse amor não é correspondido e isso faz com que Tristran cometa uma loucura. Numa noite, ao conversar com Victoria, ambos veem cair uma estrela no reino encantando, para tentar provar a Victoria que ele era merecedor de seu amor, Tristran promete dar a estrela que caiu  à jovem dama.

 

“Por um beijo e a promessa de sua mão – disse Tristran, pomposo – eu lhe traria aquela estrela que caiu”.

 

Victoria acreditando que ele era um tolo e que não faria tal loucura, aceita a proposta de Tristran. Na mesma noite, Tristran atravessa a abertura da muralha em caminho ao reino encantado para procurar a estrela. O que Tristran não esperava é que ele não era o único em busca da estrela e a estrela não era um meteoro caído do céu, e sim uma mulher que não o suporta, mas a quem ele acaba criando um vínculo e tendo de protegê-la de futuras ameaças, além de ter que levá-la para a sua amada Victoria.

Neil Gaiman apresenta um mundo repleto de magia, unicórnio, bruxas e seres humanos cuja  a aparência se assemelha a animais. É maravilhoso acompanhar toda a aventura de Tristran em busca da estrela e as aventuras ao tentar retornar para Muralha com o seu presente para Victoria. O livro possui uma leitura muito fluída, de fácil compreensão e a linguagem é bem jovem. Os acontecimentos ocorrem de maneira rápida, inclusive o romance, o que me deixou um pouco desapontada porque o romance se desenvolveu de forma rápida e eu fiquei me perguntando em que momento e como que eles se apaixonaram. Eu achei que o romance foi melhor desenvolvido no filme do que no livro e por esse motivo o filme é o meu favorito.

Eu amei os versos e as cantigas de criança que o autor colocou na história, no mundo dos humanos os versos são apenas canções infantis, mas no mundo mágico, os versos são feitiços com enigmas que ajudam o Tristran a enfrentar os problemas encontrados.

O livro possui um final totalmente diferente do filme e eu gostei dos dois finais. Amei conhecer a fonte que originou um dos meus filmes favoritos e também amei a escrita do Neil Gaiman, ele possui uma criatividade única.

Para finalizar, deixo uma citação da cantiga que ajudou Tristran em sua busca com a vela da Babilônia:

 

“Quanto tempo falta para chegar a Babilônia?” – recitou Tristran consigo mesmo, enquanto os dois seguiram pelo bosque cinzento.

“Sessenta milhas e mais dez,

À luz de velas eu consigo chegar lá?

Claro, e ainda dá para voltar.

É, se forem ágeis e leves seus pés,

Á luz de velas você consegue chegar lá.”


Sobre o autor:

Neil Gaiman nasceu na Inglaterra, mas mora nos Estados Unidos, numa casa para lá de esquisita, com a mulher, três filhos, abóboras exóticas que cultiva no jardim, além das coleções de computadores e gatos. É autor dos aclamados Coraline e Os lobos dentro das paredes, ambos publicados no Brasil pela Rocco. Gaiman também já recebeu diversos prêmios literários importantes relativos aos seus livros de fantasias e histórias em quadrinhos.


Comentários

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *