[Resenha] Anne de Green Gables – Lucy Maud Montgomery

Título da obra:
Anne de Green Gables
Autora: Lucy Maud Montgomery
Editora: Pedrazul
Páginas: 236
Ano: 2018
Link para comprar: Amazon (Kindle); Pedrazul Editora.

 

Olá querido leitor.

Hoje, trago a resenha de Anne de Green Gables que conta a história de Anne com E. De verdade, eu não tenho palavras para descrever a encantadora Anne, mas ainda assim, vou tentar fazer uma pequena resenha tentando demonstrar todo o meu amor por essa história e essa criança maravilhosa.

Anne Shirley é uma órfã que chegou por engano em Avonlea, uma pequena cidade na Ilha do Príncipe Eduardo, Matthew e Marilla Cuthbert, dois irmãos solteirões em idade avançada, esperavam adotar um menino de 11 anos para ajudar Matthew com os afazeres da fazenda de Green Gables, pois ele precisa de ajuda com o trabalho braçal da fazenda. Mas, quando Matthew chega à estação de trem, ao invés de encontrar um menino a sua espera, ele se depara com uma menina.

 

“uma criança de mais ou menos onze anos, trajando um vestido cinza amarelado de chita, muito curto, apertado e feio. Ela usava um chapéu marrom e desbotado e, debaixo deste, estendendo-se pelas costas, estavam duas tranças de um cabelo espesso e decididamente ruivo. Seu rosto era pequeno, branco e magro, e também muito sardento; a boca era grande e os olhos também, e pareciam ser verdes sob um tipo de luz e humor, e cinza e outros”.

 

Sem saber que decisão tomar ao encontrar a pequena garotinha, Matthew decide levar Anne a Green Gables para que Marilla decida o que fazer. Durante todo o percurso para a fazenda, Matthew se encanta com o jeito falador e imaginativo de Anne e quando ele chega a Green Gables já se encontra encantado por ela. Marilla acaba ficando surpresa e um tanto irritada com a situação, afinal o ideal seria adotar um menino, e decide que o ideal seria realizar a troca de criança.

Anne é uma menina alegre, imaginativa e muito faladora, que estava repleta de felicidade pois finalmente seria adotada, mas ao descobrir o engano, ao chegar na fazenda, ela entrou em prantos, pois seu sonho não havia se tornado realidade. Desesperada ao saber da possibilidade de ser devolvida ao orfanato, Anne decide fazer de tudo para agradar Marilla e faze-la decidir ficar com ela. Com isso, Anne tenta mostrar que apesar de ser uma menina ela pode muito bem ajudar a cuidar da fazenda e dos afazeres domésticos.

Ao tentar conquistar Marilla, Anne acaba tendo várias aventuras, ganha a amizade de Diana e o carinho do povo de Avonlea.

É impossível ler esse livro e não se apaixonar por Anne Shirley e seu jeito sonhador. Faladora e com uma imaginação sem limites, Anne nos encanta com suas aventuras na cidade rural de Avonlea e suas manias de dar nomes aos lugares que ama, utilizar palavras difíceis ao dizer o que sente, e seu amor pelos livros.

 

“Mas se as pessoas tem grandes ideias, tem de usar grandes palavras para expressá-las, não tem?”

 

Anne de Green Gables é um clássico canadense, foi lançado em 1908 e este é o primeiro de oito livros que são continuações da história de Anne. Além deles também há o livro Anne Antes de Green Gables, escrito por Budge Wilson, que conta a história de Anne durante o tempo que passou no orfanato. A obra também deu origem a uma série na Netflix chamada Anne With an E que possui três temporadas.

 

Sinopse:

Tudo parecia confortável demais na vida dos irmãos Matthew e Marilla Curtbert, proprietários da fazenda Green Gables – porém, o coração de Matthew começou a dar sinais de que a idade havia chegado. Em razão disso, decidiram, após muita ponderação, adotar um menino de uns onze anos para que pudesse ajudar Matthew nos afazeres diários e receber uma educação apropriada. No entanto, a mão da Providência já havia agido em suas vidas e, por um erro de comunicação, uma menina ruiva, sardenta e tagarela chamada Anne Shirley foi enviada no lugar do desejado menino. Tão logo chegou a Green Gables, Anne soube que tinha vindo por engano, mas com sua imaginação fértil e conversa afiada conquistou sem demora a afeição de Matthew. Enquanto se esforça para cativar também a rígida Marilla, a menina dá início às suas aventuras pelas fascinantes paisagens rurais com sua “amiga de peito”, Diana, e ao estimulante desafio da competição intelectual com o novo colega de escola, Gilbert Blythe. À medida que Anne é aceita em Green Gables, ela também conquista a admiração de toda a cidade de Avonlea; e o doce encanto do seu rico mundo dos sonhos vai conquistar você também.

 

Sobre a autora:

L. M. Montgomery (Imagem: Skoob)
Lucy Maud Montgomery foi uma autora canadense conhecida pela publicação de uma série de romances iniciando em 1908 com Anne de Green Gables, o livro foi um sucesso que tornou Montgomery famosa. O primeiro romance da série foi seguido por vários livros que contam a história de Anne como personagem principal. Montgomery publicou 20 romances, 530 contos, 500 poemas e 30 ensaios. A maioria de seus romances tem como ambiente a Ilha de Príncipe Edward e outros locais dentro da pequena província do Canadá. Os trabalhos realizados por Montgomery foram lidos e estudados por acadêmicos de várias partes do mundo.


Sobre a Ilha do Príncipe Eduardo:

Prince Edward Island
Prince Edward Island (Imagem: Northshore Magazine)
Conhecido em inglês como Prince Edward Island, a ilha é uma pequena província marítima que fica do lado leste do Canadá, é a menor província canadense. Fiquei muito feliz em saber da existência da província após ler o livro, uma vez que a história te faz ter vontade de viajar e conhecer o lugar. Apesar de Avonlea ser uma cidade fictícia criada pela mente criativa de Lucy Maud Montgomery, em Charlottetown, capital de Prince Edward Island, encontramos o ambiente descrito nos livros, sem contar que a cidade possui vários pontos turísticos inspirados na obra, como: o Anne of Green Gables Museum, Green Gables Heritage Place, The Anne of Green Gables Store,  Avonlea Village e o Prince Edward Island National Park.

Então para encantá-los e inspirá-los a lerem essa obra maravilhosa, trouxe algumas imagens, que eu tirei da internet, desse lugar que parece um sonho.

Anne de Green Gables Museum (Imagem: Geocaching)

Green Gables (Imagem: Tripadvisor)

Espero que vocês tenham gostado da resenha =)

Comentários

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *